União Seguradora - 55+ (51) 3061-9606

notícias

30/10/2017

Eventos marcam os 500 anos da Reforma Luterana em Porto Alegre e Santa Rosa


Na capital, um espetáculo lotou o Auditório Araújo Vianna na noite deste sábado. Na cidade do Noroeste gaúcho, centenas de pessoas comemoraram a data no domingo.
Fonte: G1 RS

Eventos marcam os 500 anos da Reforma Luterana em Porto Alegre e Santa Rosa
Os 500 anos da Reforma Protestante foram celebrados em eventos realizados em Porto Alegre e em Santa Rosa. Na capital, um espetáculo lotou o Auditório Araujo Vianna na noite deste sábado (28). Na cidade do Noroeste gaúcho, centenas de pessoas comemoraram a data no domingo (29).
Os primeiros luteranos, ou protestantes, chegaram ao Rio Grande do Sul com os imigrantes alemães em 1824. Do Vale do Sinos, se espalharam de Norte a Sul.
"Vieram com um perspectiva que a própria reforma traz, de transformação da realidade social e cultural a partir do trabalho", diz o vice-reitor da Ulbra e doutor em história, Ricardo Rieth.
Estrelada pelo ator gaúcho Werner Schunemann, uma microssérie na internet conta os passos da Reforma Luterana.
Sobre os eventos
No evento realizado em Porto Alegre, o público acompanhou a representação da vida e das ideias de Martinho Lutero com músicos, luzes e acrobatas. O pastor Edgar lemke exaltou o trabalho realizado pelo religioso.
"Ele teve a facilidade de dizer que essa fé não fica só na direção vertical, mas também em relação às pessoas", disse.



Em Santa Rosa, uma caminhada reuniu cerca de 600 pessoas nas principais ruas da cidade. Mensagens foram usadas para recontar a história escrita por Lutero em 1517. Mais tarde, uma celebração religiosa reuniu mais de 2 mil pessoas no Parque de Exposições.
Durante todo o dia, oficinas foram realizadas para proporcionar conhecimento aos fieis.
"Estamos construindo essa relação de trabalho que mostra o trabalho que a igreja tem na grande região nossa", diz o coordenador da Associação Regional de Educação, Desenvolvimento e Pesquisa (Arede), Ademir Amaral.
logotipo zepol